Pipa e Tibau do Sul

Uma pacata vila de pescadores, a pouco mais de 80 quilômetros de Natal, passou séculos despercebida no mapa. Nos final dos anos 70, porém, os surfistas descobriram as ondas de Pipa e colocaram o povoado na rota dos turistas nacionais e estrangeiros. De lá pra cá, a então rústica praia e o povoado vizinho - Tibau do Sul, que fica a apenas oito quilômetros -, ganharam pousadas aconchegantes, restaurantes com sotaques diversos e bares que fazem a vida noturna de Pipa pulsar forte não só na alta temporada. 

Falésias: Formações gigantescas colorem paisagem
Foto: Embratur
O cenário privilegiado – emoldurado por falésias gigantescas – abriga praias para todos os gostos: com e sem ondas, com e sem agito, com e sem barraca, com e sem pessoas... A beleza, que reúne águas transparentes e areia fofa e branquinha, porém, é marca registrada em todas elas, em especial na chamada Baía dos Golfinhos, formada por Madeiros e Curral, onde os mamíferos costumam dar o ar da graça de manhã e à tardinha. Já na praia dos Amores, uma das mais concorridas da região, o astral dos frequentadores faz a fama do local. 

Golfinhos fazem graça nas praias de Madeiros e do Curral
Algumas praias são acessíveis a pé. Outras, exigem fazer um passeio de bugue ou de barco – é o caso de Guaraíras, em Tibau do Sul; e da selvagem Sagi, na vila de Baía Formosa. Nos tours marítimos, com sorte, o bônus pode ser nadar ao lado dos golfinhos. Já sobre quadro rodas, chegar à divisa com o estado da Paraíba não é nada complicado. Em ambos os percursos, as paradas para saborear os frutos do mar da região são obrigatórias. 

De volta à Pipa, basta dar uma cochilada para recuperar as energias e curtir a noite depois de um jantar caprichado nos bons restaurantes da vila. A ocasião pede um modelito informal, afinal, a esticada será ao som de forró, MPB, música eletrônica, samba, reggae...


Pipa

As praias de Pipa e Tibau do Sul



Praia da Pipa 
Apesar das construções, praia continua belíssima. Foto: Setur - RN
Central e bastante longa, a praia da Pipa é a mais movimentada da vila e repleta de barracas. Na maré baixa, ganha piscinas naturais de águas mornas. A paisagem, entretanto, vem sofrendo com a especulação imobiliária e as construções irregulares.
Uma bela manhã!
Enviada por Eliezer
Acessível a pé depois de dois quilômetros de caminhada na maré baixa, a praia do Curral é deserta, sem estrutura de barracas e protegida por grandes falésias. É um dos melhores locais para observar os golfinhos, que costumam aparecer de manhã bem cedo ou no final da tarde.
Assim chamada por seu formato em coração, vista do alto do Chapadão. Enviada por Priscila Moraes
Separadas pelo mirante do Chapadão, as praias do Amor e do Moleque são isoladas por falésias e têm acesso por uma escada improvisada esculpida no penhasco. Reduto de gente bonita, é ponto de encontro também dos surfistas. Na maré baixa, as piscinas rasas em meio a pedras e recifes permitem observar peixes e crustáceos.
Tibau do Sul

Madeiro 
Início da Manhã. Um paraíso!
Enviada por Márcia
A três quilômetros de Pipa, já no município de Tibau do Sul, a praia do Madeiro é freqüentemente visitada pelos golfinhos, tornando-se ponto de parada obrigatória dos passeios de barco. Bastante extensa e emoldurada por falésias, tem acesso por escadas rústicas de até 160 degraus instaladas nos terrenos dos hotéis. 
 
Manhã na Ponta do Pirambu
Enviada por CIDALIA
Tranqüila e procurada por surfistas, a praia de Tibau do Sul tem um cenário perfeito: areias brancas e fofas, coqueirais, conchas, pedras e falésias. Barracas rústicas oferecem sombra e água fresca. A praia fica a oito quilômetros de Pipa.

Barco chegando da pesca
Enviada por CIDALIA
Deserta e com ondas fracas, tem como principal atrativo a lagoa Guaraíras. Os bares e os quiosques com deques que avançam sobre o espelho d´água oferecem petiscos e um belo pôr-do-sol. A praia fica em Tibau do Sul, a oito quilômetros de Pipa.

Barra do Cunhaú
Balsa na Barra do Cunhau
Enviada por CIDALIA
As piscinas naturais incluíram Barra de Cunhaú no roteiro dos passeios de bugue. Entre um mergulho e outro, experimente os frutos do mar da barraca do Baiano. A praia fica a 15 quilômetros de Pipa.

Baía Formosa

Pescadores na Praia 
Enviada por maze
Primitiva, a praia do Sagi guarda detalhes como dunas, águas transparentes, coqueiros e vila de pescadores. A praia fica em Baía Formosa, a 45 quilômetros de Pipa.

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário